segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Golfinhos no rio Mansoa

A Guiné-Bissau desenvolve-se, em mais de 80% da sua extensão, em termos orográficos, a cotas baixas entre 0-100 m. Por esse motivo os rios são largos, invadindo grande extensão das margens, com facilidade. Pelo mesmo motivo, a influência das marés faz-se sentir até várias dezenas de quilómetros para montante. As águas são salobras, salgadas mesmo quando a maré sobe. Com a corrente de subida da maré, é comum verem-se medusas em grande quantidade, provavelmente oriundas da costa marítima.
E, por vezes, a surpresa é maior, e podem ver-se os simpáticos golfinhos a brincarem num rio, no caso o Mansoa, a varias dezenas de quilómetros do mar. Uma surpresa sempre agradável, que aqui fica registada.

3 comentários:

Rui Sérgio Cunha disse...

...e quem passava de carro ou toca-toca na Ponte João Landim dizia: "Parecem uns tolinhos em cima da ponte", e lá estavamos nós a tirar fotos....todos felizes e contentes, claro, em cima da ponte.

Blog dos Riccas disse...

Caros Colegas,
Parabéns pela iniciativa do blog e seu conteúdo, que confirma que a SDC é uma só equipa, ainda que dispersa pelos mais variados locais.

Votos de todo o sucesso para esta V/ missão (... a construção da Ponte !).

Um abraço
Carvalhais Ricca / SDC Sede

Anónimo disse...

Olá,

Vi as lindas fotos dos golfinhos no rio Mansoa da Guiné, terra onde nascí.Gostaria, caso não seja um incómodo, que me faculte as fotos digitalizadas com boa resolução.
O meu email é augustoferreira@gmail.com
Cumprimentos
Augusto