quinta-feira, 8 de novembro de 2007

CemFranco


Figuras típicas, todos os países, regiões, cidades e vilas deste mundo as têm. Se tivesse que votar numa figura típica da cidade de Bissau, uma boa parte dos meus votos iria certamente para o CemFranco.
O CemFranco é um miúdo franzino, não deve passar os 10-12 anos, que aparece em quase toda a cidade (não sei se tem o dom da omnipresença, mas suspeito que sim), vendendo bananas que transporta à cabeça, e o pregão imutável "cem franco, cem franco". Cem francos CFA e tornamo-nos os felizes e nutridos possuidores de 4 bananas. O CemFranco, pouco mais acrescenta ao pregão, apenas se lhe pode ouvir, numa ocasião ou outra dizer "banana muito boa".
Tem a sua personalidade, a sua pinta, o danado do miúdo! Será que não cresce, e ao longo de gerações é sempre o mesmo CemFranco que nos tenta vender bananas em Bissau? Não sei, mas se o Peter Pan for verdadeiro, voto para que o CemFranco o seja também, sempre menino, sempre inocente, e com freguesia para as bananas que vende.
Um dia destes, conto-lhe que está na Internet, e que quem quiser, no mundo inteiro, o pode ver e sorrir com a sua figura franzina de menino que apregoa: cem franco, cem franco...

3 comentários:

Luis Pereira disse...

Foi o meu colega Pedro Veiga (VSL) que me falou do vosso blog. Espectacular ideia! Aguardo os textos e sobretudo as fotos da construção da Ponte e claro, da vida guineense.

Abraço para todos e que corra tudo bem.

Luis Pereira

ADM_P disse...

Muito interessante a forma como nos chegam as notícias das gentes e costumes da Guiné Bissau. Gostei muito.
Bom texto o do "CemFranco" com poesia à mistura. Beijinho Pedro
Paula Guerner

Ana Claudia disse...

Olá! Só descobri o blog agora mas gostei muito. Entretanto adorei ver o Mussa por aqui. É um menino impressionante. Já lhe prometi uma foto na net, mas tem havido falta de tempo. Afinal já tem uma. Mas um dia destes podes encontrá-lo tb no meu blog.
Parabéns pelo blog