quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Obra Vista do Céu...

Apesar de já me ter despedido das escritas no nosso blogue, este meu escrito representa apenas uma actualização, ou talvez o cumprir de um desejo há muito gorado. Quando estive na obra da Ponte da Guiné-Bissau, amiúde consultava o Google Earth para visualizar, a partir do "céu", o nosso cantinho. Mas as imagens apresentadas eram antigas e faziam apenas a retrospectiva do que existia antes da nossa chegada.

No Google Earth, as fotos da superfície terrestre vão sendo sucessivamente actualizadas com um periodicidade que ronda os 2-3 anos. E, surpresa das surpresas, quando na passada semana procurei mais uma vez a Ponte de S. Vicente, as fotos tinham sido actualizadas e, agora, apresentavam uma vista de 26 de Novembro de 2007, quando se construíam as fundações, estacas de 1.60 m de diâmetro e comprimentos superiores aos 40 m.


Na tomada de vista, a nossa "barcaça" encontra-se a furar as estacas do pilar P5. Eu, por certo, estaria presente a registar o log estratigráfico dos terrenos atravessados e a colher amostras de materiais de 3 em 3 metros. A segunda foto retrata o nosso estaleiro, casinhas brancas que foram os nossos lares, rodeadas de tabancas.



Este Post é, portanto, uma actualização e um voltar atrás no tempo coadjuvado pela sempre nossa maravilhosa tecnologia.

Pedro Moço

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Olá, Pedro Moço
De quando em vez vinha dar uma espreitadela ao Blogue porque, embora soubesse que já estava a "missão cumprida" e portanto que já não haveria razões imediatas para novas entradas, sempre revia um ou outro "post" e relia algumas partes que considero mais significativas.
Hoje, como é óbvio, deparei com as imagens que já fui "conferir" ao Google. Têm realmente uns meses de atraso mas na envolvente estão muitas fotos, umas do velho ferry, outras da ponte já concluida, outras ainda com aquela paisagem marcante.
Vai escrevendo, de vez em quando, e dá-nos conta se tem havido "ponte humana", ou seja se os laços lá criados se mantêm.
Parabéns.
Hélder Sousa

Unknown disse...

Boas,

Sou coleccionador de capsulas de cerveja ( caricas) e estou tentando obter contactos na Guiné Bissau para poder acrescentar na mesma a carica da cerveja Pampa, que segundo me disseram, está a ser produzida em Bissau. Se ainda estiver nesse país ou tenha lá contactos, agradecia
Cumprimentos
Alberto Fernandes
Santo Tirso
albertoscp@iol.pt