sábado, 29 de novembro de 2008

Pão Quente de S. Vicente.









Como seria possível fazer uma obra desta envergadura, sem um refeitório ou uma padaria.
No Estaleiro social da Ponte de S. Vicente, diáriamente os seus trabalhadores podem deliciar-se com o seu pão quente ao pequeno almoço, almoço e jantar. Assim, aqui fica o registo ao nosso padeiro (boulanger), oriundo da Guiné Konacry, que faz um pão(conhecido na Guiné-Bissau como Kuduro)maravilhoso.
Diariamente são feitos na padaria cerca de 250 Kuduros.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Pôr do Sol - Rio Cacheu - S.Vicente - GBissau


Diáriamente,proporciona-nos um espectáculo de variadas formas e cores, todos temos Um ...

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A importância da PONTE

A travessia do rio Cacheu em S.Vicente, a exemplo do que acontecera em João Landim para a travessia do rio Mansoa, causou sempre grande preocupação e anseio às populações e constitui um grande entrave ao desenvolvimento e trocas comerciais com os países vizinhos, nomeadamente Senegal, Gãmbia e Guiné Conackry.
Desde há muitos anos que a ligação entre as margens ,cerca de 65o metros, é assegurada por ferry-boat ( jangada) e pirogas, em condições de grande precaridade e insegurança. A fraca e deficiente capacidade de funcionamento são evidentes, sendo igualmente notórias avarias constantes com imobilizações frequentes, impossibilitando pois a referida travessia. Filas extensas de camiões de mercadorias vindos de outros países vizinhos, aguardam por vezes dias e dias, para conseguirem atingir a outra margem e chegar finalmente ao destino final com os seus produtos.
Várias vezes aconteceu em plena ligação entre as duas margens, a jangada ficar avariada, não conseguindo o atravessamento desejado e chegar à outra margem, ficando a flutuar à deriva com passageiros e viaturas em condições de grande perigo. Arrastada pela corrente das águas do rio, quer para montante - lado Farim, quer para jusante- lado foz Cacheu, muitas são as vezes em que naturalmente o pânico se instala nos viajantes. Em inúmeras ocasiões, quando a jangada se encontra avariada, a travessia de pessoas é realizada com recurso a frágeis pirogas que, em condições de excesso de carga e agitação das águas fácilmente naufragam, acabando por inevitávelmente vitimar os seus ocupantes.
Assim, com o objectivo de melhorar as condições de tráfego no importante eixo transAfricano que passa pela Guiné-Bissau, desencravar as regiões de Cacheu e Oio e melhorar as trocas comerciais com o vizinho Senegal e outros países, decidiu a União Europeia dar seguimento e fundamentar os estudos iniciados em 1975 e, consequentemente financiar o projecto de construção da desejada Obra de Arte- Ponte, na localidade de S. Vicente, a cerca de 60 Km da capital Bissau.
Uma vez concluida a referida travessia e anulado que será o actual estrangulamento, novos horizontes e perspectivas se abrirão , conferindo um melhor e importante contributo para a economia e rápida e fácil ligação entre localidades. A conclusão e abertura ao tráfego da referida ponte irão sem dúvida constituir uma maior valia para a Guiné-Bissau e contribuir para um melhor enriquecimento e entrosamento de povos e culturas.
Neste contexto e a exemplo de tantas outras obras espalhadas pelo mundo, ergue a construtora Portuguesa Soares da Costa, mais um marco que ficará para a posteridade, testemunhando a Qualidade e Saber da empresa assim como a dedicação dos seus colaboradores em prol do desenvolvimento dos povos em todas as suas vertentes.

domingo, 16 de novembro de 2008

As Pontes entre Nós...

O dia 16.Nov.08, é um dia que fica gravado na memória de todos os Guineenses, e não só ... (dia de eleições legislativas), para os que estão de passagem ficam as memórias.

Esta é a obra que vai contribuir para a felicidade dos seus Povos.
Um memorial das pontes entre nós...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Questão de "não-conformidade"...



- Após duas vitórias do seu clube do coração e com quatro pontos de avanço do seu rival directo, num ápice apareceu um dos seus fiéis seguidores com o seu "Barrete" benfiquista.

- De imediato foi aberta a "não-conformidade"

- medida correctiva - não voltar a usar o "barrete", pois no local de trabalho é obrigatório o uso de capacete.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Vicentina está de Parabéns.



Pois é, vai fazer um Ano a 12.Nov.08, que chegou ao condomínio fechado de S. Vicente, encantou todos os seus habitantes, e agora cada vez mais é a nossa menina, pousa para as câmaras fotográficas, entra pelas casas a dentro para comer o delicioso cajú torrado e depois vai-se embora com um abanar de cabeça como se estivesse a agradecer.


Parabéns Vicentina.

Dos fracos não reza a História...Há alturas para tudo ...




Olá, o visual está um pouco alterado, o movimento diário em obra é espetacular, é caso para dizer há alturas para tudo...




As fotos são de fins de Outubro.08, as chuvas continuam intensas, diz a população que acabam em meados de Novembro.




A obra está em grande força.

Parabéns a todos aqueles que contribuem para que a mesma se concretize.