sábado, 21 de março de 2009

Ponte S. Vicente - O "Pau de Fileira" já está marcado!



Os trabalhadores da Ponte de S. Vicente "andam em polvorosa"!... A última ligação entre tabuleiros está para estes dias e assim, para a conclusão da Ponte, ficará a faltar apenas os acabamentos e as limpezas.

O "PAU DE FILEIRA" até já está marcado e tudo.

Para quem desconhece o que è o "Pau de fileira", aqui fica o seu significado.

"PAU DE FILEIRA" - Uma tradição que está em vias de acabar... É um ritual que consiste na colocação das traves do telhado de uma construção nova.
Era um dia de festa para pedreiros e serventes, a que se associava o carpinteiro. Em cada ângulo da casa colocava-se um mastro com bandeira, enfeitada de verdura.
Havia uma patuscada, muitas vezes de cabrito, feijoada e, no final, o encarregado da obra fazia sempre um "discurso", enaltecendo as virtudes da construção e apelando para o sentido de unidade e camaradagem.
Os homens cantavam e dançavam entre si a cada um, mal ou bem, fazia a sua quadra alusiva a obra ou ao proprietário.

Hoje, infelizmente, esta tradição está em "vias de extinção". Contudo, na Soares Costa S.A., uma empresa já com 90 anos nestas "andanças", a "tradição ainda é o que era". Assim, na Ponte de São Vicente vão ser colocados os "enfeites" com verdura e as bandeiras, seguindo-se, como não poderia deixar de ser, a patuscada.

5 comentários:

SuRi disse...

Antes de mais parabéns por estarem a terminar a obra...Significa que brevemente se fará um "Pau de Fileira" mas não devido à conclusão de mais uma obra, mas devido ao vosso regresso (esperemos que permanente).

Quanto à vossa tradição...Se bem conheço alguns dos Srs. Engenheiros, Encarregados, etc... como poderiam vocês deixar morrer a tradição? E logo uma tradição que implica a realização de uma patuscada....

Espero brevemente um update do blog com fotografias das danças...e desejo que a patuscada corra bem e que não vos tome muito tempo já que patuscadas em Portugal não faltarão aquando do vosso esperado regresso...

Cumprimentos a todos..especialmente para o Sr. Zé Manel Mãos de Tesoura...

P E P Ferreira disse...

Parabéns a essa fantástica equipa que, com grande sentido de missão e ambição de compromissos, tem conseguido permanecer unida em torno dos ideais da SDC e da comunidadade local que, certamente, irá sentir muito a vossa falta quando regressarem a Portugal.

Um forte abraço a todos,
Paulo E. P. Ferreira

dino zoff disse...

PAU DE FILEIRA; Felizmente que na SOARES da COSTA, a tradição ainda é o que era !!!!!
Esta é tambem uma "marca" que nos torna diferentes ( para melhor claro ) dos outros.
Á semelhança dos inumeros locais por onde ao longo destes anos temos passado, estou certo que S. Vicente - Guiné Bissau não fugirá á regra e irá recordar com Saudade e Nostalgia todos os Profissionais da SdC envolvidos nesta construção, nas suas qualidades pessoais e profissionais.
Vontade não me falta, mas infelizmente não estarei presente nesse "enorme e divertido momento" pelo que desde já envio um grande abraço a todos sem excepção, estando certo que em virtude das variadas dificuldades este é o momento á muito esperado !!
Cá vos espero.....................

António Resende disse...

Uma vez mais, os meus parabéns e de novo o meu obrigado pela magnífica recepção que nos dispensaram na passagem por essas terras.
E a ''vicentina'' vem para Portugal???
O meu abraço amigo.
A R
www.autocaravanaspt.blogspot.com

tiago disse...

Cuidado com a patuscada pq depois é aquilo que todos sabemos!!! Guinada...ehehe

Abraços