quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Obra Vista do Céu...

Apesar de já me ter despedido das escritas no nosso blogue, este meu escrito representa apenas uma actualização, ou talvez o cumprir de um desejo há muito gorado. Quando estive na obra da Ponte da Guiné-Bissau, amiúde consultava o Google Earth para visualizar, a partir do "céu", o nosso cantinho. Mas as imagens apresentadas eram antigas e faziam apenas a retrospectiva do que existia antes da nossa chegada.

No Google Earth, as fotos da superfície terrestre vão sendo sucessivamente actualizadas com um periodicidade que ronda os 2-3 anos. E, surpresa das surpresas, quando na passada semana procurei mais uma vez a Ponte de S. Vicente, as fotos tinham sido actualizadas e, agora, apresentavam uma vista de 26 de Novembro de 2007, quando se construíam as fundações, estacas de 1.60 m de diâmetro e comprimentos superiores aos 40 m.


Na tomada de vista, a nossa "barcaça" encontra-se a furar as estacas do pilar P5. Eu, por certo, estaria presente a registar o log estratigráfico dos terrenos atravessados e a colher amostras de materiais de 3 em 3 metros. A segunda foto retrata o nosso estaleiro, casinhas brancas que foram os nossos lares, rodeadas de tabancas.



Este Post é, portanto, uma actualização e um voltar atrás no tempo coadjuvado pela sempre nossa maravilhosa tecnologia.

Pedro Moço