quarta-feira, 25 de março de 2009

A Ponte S. Vicente está finalmente ligada!


Foi no dia 25 de Março de 2009 que foi betonado o "fecho" da Ponte de S. Vicente.
Ficou assim ligada a ponte com 730m de comprimento e que liga as duas margens do Rio Cachéu.

Agora só faltam os acabamentos, nomeadamente, vigas de bordadura, lancis, passeios, guarda-corpos, sinalização vertical e horizontal e pavimentação em betão betuminoso. A abertura da Ponte está para breve!...

A todos os que, directa ou indirectamente, colaboraram na realização desta obra que muito nos orgulha, o nosso obrigado!

Contributo para o "Pau de Fileira"

Na impossibilidade de aí estar, envio umas quadras de contributo para o Pau de Fileira. Mais uma vez, os meus parabéns a todos que ergueram do nada esta obra.

Apesar da dificuldade,
Felizmente, nem tudo foi mau.
Conseguimos a raridade
De fazer obra na Guiné-Bissau.

Lutando contra ventos e marés,
Mantivemos o peito erguido,
E, suportados nos próprios pés,
Cumprimos o prometido.

Nenhuma dificuldade nos travava,
Nem mesmo a forte corrente.
Quando o dever nos chamava,
Não havia nenhum ausente

Fomos homens que lutamos,
Esquecendo a própria vida,
E todos nos orgulhamos,
De ver a ponte concluída.

Assim, gritemos juntos:
A tarefa está concluída.
Procuremos outros assuntos,
Pois já estamos de saída.


sábado, 21 de março de 2009

Ponte S. Vicente - O "Pau de Fileira" já está marcado!



Os trabalhadores da Ponte de S. Vicente "andam em polvorosa"!... A última ligação entre tabuleiros está para estes dias e assim, para a conclusão da Ponte, ficará a faltar apenas os acabamentos e as limpezas.

O "PAU DE FILEIRA" até já está marcado e tudo.

Para quem desconhece o que è o "Pau de fileira", aqui fica o seu significado.

"PAU DE FILEIRA" - Uma tradição que está em vias de acabar... É um ritual que consiste na colocação das traves do telhado de uma construção nova.
Era um dia de festa para pedreiros e serventes, a que se associava o carpinteiro. Em cada ângulo da casa colocava-se um mastro com bandeira, enfeitada de verdura.
Havia uma patuscada, muitas vezes de cabrito, feijoada e, no final, o encarregado da obra fazia sempre um "discurso", enaltecendo as virtudes da construção e apelando para o sentido de unidade e camaradagem.
Os homens cantavam e dançavam entre si a cada um, mal ou bem, fazia a sua quadra alusiva a obra ou ao proprietário.

Hoje, infelizmente, esta tradição está em "vias de extinção". Contudo, na Soares Costa S.A., uma empresa já com 90 anos nestas "andanças", a "tradição ainda é o que era". Assim, na Ponte de São Vicente vão ser colocados os "enfeites" com verdura e as bandeiras, seguindo-se, como não poderia deixar de ser, a patuscada.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Domingo, 15.Março.2009 - Visita à Cidade de Cachéu.


Para quem não conhece a Cidade do Cachéu e estiver na Guiné Bissau, visitem, é muito agradável.
O contentor restaurante improvisado junto ao cais, tem sempre umas cervejas fresquinhas e até um peixinho grelhado na hora.




Vista da avenida principal da Cidade do cachéu.







A visita à fortaleza, palavras para quê...

sábado, 14 de março de 2009

CONTRASTES : Jangada / Ponte



Uma vez mais, foi um longo tempo de espera sem a certeza de poder atravessar, conseguir vencer a outra margem e seguir destino.


Felizmente foi concluída nova avaria / reparação e a velha jangada SACO VAZ largou finalmente cais, fez-se ao rio e, sob sol e calor abrasador quebrado com ligeira brisa do Cacheu, aventurou-se em nova travessia.



Era Domingo, dia de repouso necessário após semana que fora cheia e intensa. No meio das viaturas e multidão tentando o disfarce e anonimato que não se consegue, olhava os passageiros e reflectia sobre aqueles rostos serenos e exemplares em esperança."Está quase pronta, muito bonita e importante " alguém dizia.



A travessia " pesadelo" transformara-se agora em tempo de contemplação da vizinha e nova Ponte, aguardando-se para breve a sua conclusão e início da sua utilização em segurança e sem constrangimentos.